Ferramentas de Usuário

Ferramentas de Site


eventos:conferencias:bicicamp

Diferenças

Esta página mostra as diferenças entre as duas revisões da página.

Links para esta vista de comparação

eventos:conferencias:bicicamp [2010/02/11 19:23]
anabananasplit
eventos:conferencias:bicicamp [2010/11/21 00:57]
Linha 1: Linha 1:
-[[http://portal.bicicultura.org/|{{:bicicultura_quadrado_verde.png?100|Portal Bicicultura}}]] 
  
-[[http://bicicultura.org/bicicamp|{{http://bicicultura.org/bicicamp/imagens/logo_bicicamp.png}}]] 
- 
-====== Desconferência sobre Mobilidade em Bicicleta ====== 
- 
-**O objectivo deste evento é**: reunir num só lugar e em tempo real vários interessados na promoção e defesa da mobilidade em bicicleta, para que possam partilhar conhecimentos, experiências e pontos de vista, com o objectivo de chegar a consensos e/ou opiniões mais sólidas sobre diferentes questões relativas aos ciclistas, servindo de base para esforços de lobbying, comunicação e cidadania activa. 
- 
-//Se está interessado nestes e noutros temas relacionados com o uso da bicicleta, subscreva [[http://groups.google.com/group/bicicultura/|lista de e-mail do bicicultura.org]].// 
- 
-Os BiciCamp's são **desconferências**, não são eventos aos quais se vá assistir, como nas conferências convencionais. São uma **oportunidade** para participar activamente no desenvolver dos temas, para fazer perguntas, para partilhar respostas. A estrutura é horizontal, e a discussão e o debate desenrolam-se durante as apresentações e não (só) no fim destas. O funcionamento e a filosofia baseiam-se num **wiki**. 
- 
-Para se familiarizar com o conceito de "**[[http://en.wikipedia.org/wiki/Unconference|unconference]]**" comece por [[http://www.google.com/notebook/public/03165438135503462404/BDRRESwoQocfcwb0h|aqui]]. Para saber o que é um **[[http://en.wikipedia.org/wiki/Wiki|wiki]]** visite [[http://computer.howstuffworks.com/wiki.htm|esta página]]. 
- 
-O nome **BiciCamp** deriva do **[[http://en.wikipedia.org/wiki/BarCamp|BarCamp]]**, mas aplicado às bicicletas. :-) 
- 
-**Promova um BiciCamp na sua zona!** :-) Só precisa de uma sala grande (capaz de alojar TODOS os participantes em plenário, ou várias mais pequenas, 1 para cada grupo, uns flipcharts ou quadros brancos magnéticos para ir registando tópicos, conclusões, etc. E cadeiras. Umas almofadas ou puf's também servem, um chão alcatifado também dá, sentamo-nos no chão, em roda. E é só criar outra página no wiki e colocar lá informação prática acerca do evento (local, hora, como chegar, opções de alimentação no local, etc), e ir preparando a discussão, lançando temas. Depois é divulgar, divulgar, divulgar! :-) Convém designar logo um facilitador principal (ver mais abaixo), que até pode não ter nada a ver com bicicletas. 
- 
-===== Como participar numa desconferência? ===== 
- 
-Tem alguma questão, relacionada com o objectivo deste evento, que gostaria de apresentar a, ou debater com, outros ciclistas e/ou envolvidos nestes assuntos? Veja na página da edição do BiciCamp em causa se já há um tema proposto que englobe essa questão. Se houver, registe o seu nome na lista de "aderentes". Se ninguém tiver ainda proposto esse tema, acrescente-o à lista no papel de proponente.  
- 
-Quem não tiver um tema a propôr, pode juntar-se ao grupo do tema que mais lhe interessa discutir, como aderente. Nesse caso, registe o seu nome na lista de "aderentes" do Tema respectivo. 
- 
-Qualquer participante pode depois mencionar os pontos que gostaria de ver abordados na discussão do tema em que se registou. 
- 
-Se não houver aderentes a um determinado Tema proposto, o proponente do mesmo deverá juntar-se como aderente a outro grupo cujo Tema lhe interesse. 
- 
-==== Como contribuir/participar neste wiki? ==== 
- 
-Estas páginas são de todos, servem de preparação para cada edição do BiciCamp e para o desenvolvimento posterior das discussões iniciadas no mesmo. Basta carregar no botão "**Editar página**" no topo de cada página ou no botão "**Editar**" no fim de cada secção relevante, e acrescentar-lhe algo - um nome (registando-se como proponente ou aderente), um tópico para discussão num Tema, uma explicação, uma sugestão... - e carregar depois no botão "**Gravar**". 
- 
-==== Como funciona a desconferência? ==== 
- 
-=== Discrição sumária: === 
- 
-A desconferência inicia-se com todos ao mesmo nível em roda na sala grande. Um **facilitador principal** (a pessoa que dá as boas-vindas aos participantes e lhes explica o funcionamento do evento, e que se preocupa com a estrutura deste, principalmente com o controlo e gestão do tempo) explica o procedimento: 
- 
-  - Qualquer pessoa pode propor um tema escrevendo num papel de cenário na parede (ou/e usando este wiki, em preparação e antecipação do dia do evento) 
-  - Quem não propuser um Tema (a maioria) pode escolher um ao qual se juntar. Quem propuser um Tema que não tenha adesão terá que se juntar a outro. 
-  - Os grupos separam-se por temas durante um determinado tempo (entre 30 a 60 min, algo a definir em cada evento) 
-  - Os grupos depois de discutirem em separado voltam à sala grande resumir o que discutiram e as conclusões que chegaram com todos. 
-  - voltar a a) 
- 
-=== Por exemplo uma tarde de 4 horas: === 
- 
-  * 1/2 hora de introdução e formação dos primeiros grupos 
- 
-  * 1 hora de discussão por grupos da primeira onda 
- 
-  * 1/2 hora de discussão da primeira onda 
- 
-  * 1 hora de discussão por grupos da segunda onda 
- 
-  * 1/2 hora de discussão da segunda onda 
- 
-  * 1/2 hora de conclusões 
- 
-Cada grupo tem o **proponente** que pode nomear um **facilitador** (ajuda a gerir o tempo e as intervenções dentro de cada grupo) e um **repórter** (escreve o que se vai discutindo e as conclusões, a reportar depois nas discussões em plenário). 
- 
-===== Edições anteriores do BiciCamp ===== 
- 
-**2009** - **[[http://bicicultura.org/bicicamp/doku.php/bicicamp_180109|2º BiciCamp]]** (continuação efectiva da 1ª edição, em termos de temas e participação) - 18 de Janeiro, aprox./ 18h-21h30, Lisboa (Crew Hassan)  
- 
-**2008** - **[[http://bicicultura.org/bicicamp/doku.php/bicicamp_211208|BiciCamp - 1ª desconferência em Lisboa sobre mobilidade em bicicleta]]** - 21 de Dezembro, aprox./ 17h30-20h30, Lisboa (Crew Hassan) 
- 
-===== Eventos relacionados precedentes ===== 
- 
-**2007** - **[[http://www.geocities.com/bici_portugal/tertulia_28_05_07.html|Tertúlia: Bicicleta é transporte! Como potenciar o uso deste veículo em Lisboa?]]** - Plataforma para a Promoção do Uso da Bicicleta - [um relato [[http://azulebanana.com/anabananasplit/2007/06/29/tertulia-ii//|aqui]]]  
- 
-**2006** - **[[http://coresdoglobo.org/TertuliaMassaCritica.pdf|Tertúlia Massa Crítica]]** - Cores do Globo - [um relato [[http://azulebanana.com/anabananasplit/2006/06/27/acerca-da-tertulia-da-massa-critica/|aqui]]]  
eventos/conferencias/bicicamp.txt · Última modificação em: 2010/11/21 00:57 (edição externa)