Ferramentas de Usuário

Ferramentas de Site


eventos:conferencias:bicicamp

Portal Bicicultura

Desconferência sobre Mobilidade em Bicicleta

O objectivo deste evento é: reunir num só lugar e em tempo real vários interessados na promoção e defesa da mobilidade em bicicleta, para que possam partilhar conhecimentos, experiências e pontos de vista, com o objectivo de chegar a consensos e/ou opiniões mais sólidas sobre diferentes questões relativas aos ciclistas, servindo de base para esforços de lobbying, comunicação e cidadania activa.

Se está interessado nestes e noutros temas relacionados com o uso da bicicleta, subscreva lista de e-mail do bicicultura.org.

Os BiciCamp's são desconferências, não são eventos aos quais se vá assistir, como nas conferências convencionais. São uma oportunidade para participar activamente no desenvolver dos temas, para fazer perguntas, para partilhar respostas. A estrutura é horizontal, e a discussão e o debate desenrolam-se durante as apresentações e não (só) no fim destas. O funcionamento e a filosofia baseiam-se num wiki.

Para se familiarizar com o conceito de “unconference” comece por aqui. Para saber o que é um wiki visite esta página.

O nome BiciCamp deriva do BarCamp, mas aplicado às bicicletas. :-)

Promova um BiciCamp na sua zona! :-) Só precisa de uma sala grande (capaz de alojar TODOS os participantes em plenário, ou várias mais pequenas, 1 para cada grupo, uns flipcharts ou quadros brancos magnéticos para ir registando tópicos, conclusões, etc. E cadeiras. Umas almofadas ou puf's também servem, um chão alcatifado também dá, sentamo-nos no chão, em roda. E é só criar outra página no wiki e colocar lá informação prática acerca do evento (local, hora, como chegar, opções de alimentação no local, etc), e ir preparando a discussão, lançando temas. Depois é divulgar, divulgar, divulgar! :-) Convém designar logo um facilitador principal (ver mais abaixo), que até pode não ter nada a ver com bicicletas.

Como participar numa desconferência?

Tem alguma questão, relacionada com o objectivo deste evento, que gostaria de apresentar a, ou debater com, outros ciclistas e/ou envolvidos nestes assuntos? Veja na página da edição do BiciCamp em causa se já há um tema proposto que englobe essa questão. Se houver, registe o seu nome na lista de “aderentes”. Se ninguém tiver ainda proposto esse tema, acrescente-o à lista no papel de proponente.

Quem não tiver um tema a propôr, pode juntar-se ao grupo do tema que mais lhe interessa discutir, como aderente. Nesse caso, registe o seu nome na lista de “aderentes” do Tema respectivo.

Qualquer participante pode depois mencionar os pontos que gostaria de ver abordados na discussão do tema em que se registou.

Se não houver aderentes a um determinado Tema proposto, o proponente do mesmo deverá juntar-se como aderente a outro grupo cujo Tema lhe interesse.

Como contribuir/participar neste wiki?

Estas páginas são de todos, servem de preparação para cada edição do BiciCamp e para o desenvolvimento posterior das discussões iniciadas no mesmo. Basta carregar no botão “Editar página” no topo de cada página ou no botão “Editar” no fim de cada secção relevante, e acrescentar-lhe algo - um nome (registando-se como proponente ou aderente), um tópico para discussão num Tema, uma explicação, uma sugestão… - e carregar depois no botão “Gravar”.

Como funciona a desconferência?

Discrição sumária:

A desconferência inicia-se com todos ao mesmo nível em roda na sala grande. Um facilitador principal (a pessoa que dá as boas-vindas aos participantes e lhes explica o funcionamento do evento, e que se preocupa com a estrutura deste, principalmente com o controlo e gestão do tempo) explica o procedimento:

  1. Qualquer pessoa pode propor um tema escrevendo num papel de cenário na parede (ou/e usando este wiki, em preparação e antecipação do dia do evento)
  2. Quem não propuser um Tema (a maioria) pode escolher um ao qual se juntar. Quem propuser um Tema que não tenha adesão terá que se juntar a outro.
  3. Os grupos separam-se por temas durante um determinado tempo (entre 30 a 60 min, algo a definir em cada evento)
  4. Os grupos depois de discutirem em separado voltam à sala grande resumir o que discutiram e as conclusões que chegaram com todos.
  5. voltar a a)

Por exemplo uma tarde de 4 horas:

  • 1/2 hora de introdução e formação dos primeiros grupos
  • 1 hora de discussão por grupos da primeira onda
  • 1/2 hora de discussão da primeira onda
  • 1 hora de discussão por grupos da segunda onda
  • 1/2 hora de discussão da segunda onda
  • 1/2 hora de conclusões

Cada grupo tem o proponente que pode nomear um facilitador (ajuda a gerir o tempo e as intervenções dentro de cada grupo) e um repórter (escreve o que se vai discutindo e as conclusões, a reportar depois nas discussões em plenário).

Edições anteriores do BiciCamp

2009 - 2º BiciCamp (continuação efectiva da 1ª edição, em termos de temas e participação) - 18 de Janeiro, aprox./ 18h-21h30, Lisboa (Crew Hassan)

2008 - BiciCamp - 1ª desconferência em Lisboa sobre mobilidade em bicicleta - 21 de Dezembro, aprox./ 17h30-20h30, Lisboa (Crew Hassan)

Eventos relacionados precedentes

2007 - Tertúlia: Bicicleta é transporte! Como potenciar o uso deste veículo em Lisboa? - Plataforma para a Promoção do Uso da Bicicleta - [um relato aqui]

2006 - Tertúlia Massa Crítica - Cores do Globo - [um relato aqui]

eventos/conferencias/bicicamp.txt · Última modificação em: 2010/11/21 00:57 (edição externa)