O objectivo deste evento é: reunir num só lugar e em tempo real vários interessados na promoção e defesa da mobilidade em bicicleta, para que possam partilhar conhecimentos, experiências e pontos de vista, com o objectivo de chegar a consensos e/ou opiniões mais sólidas sobre diferentes questões relativas aos ciclistas, servindo de base para esforços de lobbying, comunicação e cidadania activa.
Se está interessado nestes e noutros temas relacionados com o uso da bicicleta, subscreva lista de e-mail do bicicultura.org.
Os BiciCamp's são desconferências, não são eventos aos quais se vá assistir, como nas conferências convencionais. São uma oportunidade para participar activamente no desenvolver dos temas, para fazer perguntas, para partilhar respostas. A estrutura é horizontal, e a discussão e o debate desenrolam-se durante as apresentações e não (só) no fim destas. O funcionamento e a filosofia baseiam-se num wiki.
Para se familiarizar com o conceito de “unconference” comece por aqui. Para saber o que é um wiki visite esta página.
O nome BiciCamp deriva do BarCamp, mas aplicado às bicicletas.
Promova um BiciCamp na sua zona! Só precisa de uma sala grande (capaz de alojar TODOS os participantes em plenário, ou várias mais pequenas, 1 para cada grupo, uns flipcharts ou quadros brancos magnéticos para ir registando tópicos, conclusões, etc. E cadeiras. Umas almofadas ou puf's também servem, um chão alcatifado também dá, sentamo-nos no chão, em roda. E é só criar outra página no wiki e colocar lá informação prática acerca do evento (local, hora, como chegar, opções de alimentação no local, etc), e ir preparando a discussão, lançando temas. Depois é divulgar, divulgar, divulgar! Convém designar logo um facilitador principal (ver mais abaixo), que até pode não ter nada a ver com bicicletas.
Tem alguma questão, relacionada com o objectivo deste evento, que gostaria de apresentar a, ou debater com, outros ciclistas e/ou envolvidos nestes assuntos? Veja na página da edição do BiciCamp em causa se já há um tema proposto que englobe essa questão. Se houver, registe o seu nome na lista de “aderentes”. Se ninguém tiver ainda proposto esse tema, acrescente-o à lista no papel de proponente.
Quem não tiver um tema a propôr, pode juntar-se ao grupo do tema que mais lhe interessa discutir, como aderente. Nesse caso, registe o seu nome na lista de “aderentes” do Tema respectivo.
Qualquer participante pode depois mencionar os pontos que gostaria de ver abordados na discussão do tema em que se registou.
Se não houver aderentes a um determinado Tema proposto, o proponente do mesmo deverá juntar-se como aderente a outro grupo cujo Tema lhe interesse.
Estas páginas são de todos, servem de preparação para cada edição do BiciCamp e para o desenvolvimento posterior das discussões iniciadas no mesmo. Basta carregar no botão “Editar página” no topo de cada página ou no botão “Editar” no fim de cada secção relevante, e acrescentar-lhe algo - um nome (registando-se como proponente ou aderente), um tópico para discussão num Tema, uma explicação, uma sugestão… - e carregar depois no botão “Gravar”.
A desconferência inicia-se com todos ao mesmo nível em roda na sala grande. Um facilitador principal (a pessoa que dá as boas-vindas aos participantes e lhes explica o funcionamento do evento, e que se preocupa com a estrutura deste, principalmente com o controlo e gestão do tempo) explica o procedimento:
Cada grupo tem o proponente que pode nomear um facilitador (ajuda a gerir o tempo e as intervenções dentro de cada grupo) e um repórter (escreve o que se vai discutindo e as conclusões, a reportar depois nas discussões em plenário).
2009 - 2º BiciCamp (continuação efectiva da 1ª edição, em termos de temas e participação) - 18 de Janeiro, aprox./ 18h-21h30, Lisboa (Crew Hassan)
2008 - BiciCamp - 1ª desconferência em Lisboa sobre mobilidade em bicicleta - 21 de Dezembro, aprox./ 17h30-20h30, Lisboa (Crew Hassan)
2007 - Tertúlia: Bicicleta é transporte! Como potenciar o uso deste veículo em Lisboa? - Plataforma para a Promoção do Uso da Bicicleta - [um relato aqui]
2006 - Tertúlia Massa Crítica - Cores do Globo - [um relato aqui]