Tabela de Conteúdos
CANCELADO!
On Tue, 2010-10-12 at 11:45 +0200, Pleasant Revolutionary wrote: I have bad news. We are in Barcelona and have been having a really hard time with all of our bicycles and the Spanish trains. They won´t take us on any direct trains and will only take a few of at a time on the local trains and only if the conductor allows it. We´ve been in contact with bicycle/rail advocates all along the route through a local member of an advocacy group. With their help we have found that the four days we´ve allowed for the travel to Lisbon can´t be relied upon to be sufficient for the 16 of us and that the same is true for the travel from Porto to Santander to catch our ferry in November. > > We´ve also inquired with the bus company, which takes bikes but only 4 at a time, in boxes, and not internationally. The option to hire a truck to take our bikes and make our way without them is neither appealing, financially viable, nor consistent with the philosophy of the journey. > > All this adds up to a great knot in my stomach, the more so after our recent back and forth and then commitment to you all to come. I recognize that our backing out at this point likely means you´ll never want to work with us again. It is a horrible feeling to let you down like this, and for us to miss the country we´ve been most looking forward to on the whole tour. But it feels like too much of a difficult burden to make it worthwhile to all. We were forced to forgo at $7000 gig earlier this summer because the rail-boat-rail journey was too hard and uncertain, so please know that it´s not just a financial decision by any means. > > I thank you all deeply and apologize the same. I hope you have fruitful Falls and are somehow inspired to throw bicycle music events despite us.
Equipa Lisboa
Ana - anapereira@bicicultura.org - 913475864
Bruno - brunosantos@bicicultura.org - 917489631
Gonçalo - gnpais@gmail.com
Rui - ruisoarescosta@gmail.com
João - juaumaguiar@radiozero.pt
Pedro - pedro.maxado@gmail.com
Sancho - snx.o0@me.com
Ricardo - ricardosobral@gmail.com
Miguel - miguelbarroso@tambstudio.com
Tiago - tiago.filipe.santos@gmail.com
?
?
Reuniões & Decisões
1ª reunião presencial: 03/10/2010, 21h, em casa do Rui (R. Escolas Gerais, 62, 3E, 1100-216 Lisboa). Presentes: Rui, Ana, Bruno, João, Ricardo e Sancho. Duração: cerca de 2h30min.
Acta:
Locais escolhidos para as actuações: Sábado, Lisboa: Jardim da Estrela –> Largo Camões –> Praça do Rossio –> Miradouro de S. Pedro de Alcântara.
Domingo: poderia passar-se pelo Jardim de Belém (junto aos pastéis, ou padrão dos descobrimentos), e talvez passar depois para o outro lado em Algés, para chamar gente depois para o ferry e Almada.
Foi sugerido contactar o Porto de Lisboa para locais de actuação, para contornar o problema da falta de licenças e apoio da CML. Foi também proposto ultrapassar esse problema da falta de tempo comunicando o evento ao Governo Civil como tratando-se de uma manifestação.
Bandas: mais 3 nomes sugeridos: Noiserv, Ritmos de Resistência, Homens da Luta.
Discotecas para uma actuação PAGA na 6ª-feira: foi sugerido o Ateneu, o Bacalhoeiro, o bar Berlim, o Teatro Nimas, o Maxime e a Barraca. Foi lembrado que estamos muito em cima do dia e que as casas já têm geralmente a agenda fechada. Colocou-se a hipótese de contactar o Copenhaga, BS ou Europa porque fazem festas auto-organizadas em que nós ficamos com as receitas de bilheteira e eles as do bar.
Ferry: tem que ser um daqueles abertos, para os carros; temos que saber quão personalizada seria a viagem: estação de partida e de chegada, duração da viagem (repetir para juntar mais gente e desfrutar mais do rio caso seja numa carreira normal?).
Spoken word: o João conhece várias pessoas/ONGs que poderiam aproveitar este tempo de antena: FreeCycle, Gaia, MC, etc.
Viagem Barcelona-Lisboa: há linhas de mercadorias Madrid-Lisboa da CP, provavelmente a melhor opção para transportar as 16 bicicletas, pelo que o melhor será contactar esse ramo da CP. O irmão do Sancho conseguiria eventualmente trazer as bicicletas num camião (viagem de vazio) por 1000 €.
Alojamento: falou-se em pedir apoio à FPCUB, ou aos bombeiros (para ficarem num quartel - há um perto do Largo de Camões).
TAREFAS
João: Ver questão do Governo Civil - indicar locais e/ou trajectos? Trocar ideias quanto à cena da discoteca com o Sandro e o António, do Post, sondar o Maxime. Seleccionar e pré-convidar 2-3 oradores para discursos de 5-15 minutos para as Spoken Word de Sábado, contextualizados na mensagem da Pleasant Revolution.
Ricardo: afinar a rota para ligar os 4 locais, de forma a ser amigável para fazer com bicicletas pesadas e com um LiveOnBike a decorrer, e passando em locais com visibilidade (para chamar gente). Sondar conhecidos para saber como funcionam as discotecas em Lisboa a nível de cachet das bandas.
Rui: falar com o Caetano e com os bombeiros por causa do alojamento.
Ana: insistir com a CML na questão das licenças e apoios (ou tentar o Porto de Lisboa); falar com o Pedro sobre o capítulo de Almada, insistir com a CP.
Bruno: investigar outros eventos e afins que possam estar previstos para os mesmos dias e locais das actuações
Sancho: sondar junto dos colegas na Restart como funcionam os cachês das bandas aqui em Lisboa. Ver como é que o pessoal da Restart poderia trabalhar em conjunto para documentar em vídeo o BMF (incluindo, idealmente, o dia da recepção ao grupo, a actuação na 6ª-feira numa disco, o sábado e o domingo).
Falta também: prioritizar as bandas e começar a convidá-las (no pressuposto mais provável de não haver patrocínios, tocarem a troco de publicidade no blog, gorjetas e vendas de CDs); angariar apoio de cafés e restaurantes próximos dos locais das actuações para a alimentação do grupo (incluindo voluntários) - quiosques, esplanadas, etc; desenhar, imprimir e distribuir flyers e posters; divulgar o evento nos media; AFTER PARTY!(?)! Em Almada, ou de volta a Lisboa?
Transporte Barcelona-Lisboa
[Ana] Contactei a 30/09/2010 a ConBici (+ 3 ONGs locais de Barcelona), a apresentar o BMF e a pô-los em contacto, para ver se ajudam o grupo no evento 10:10 e na viagem para Portugal. Não obtive resposta até agora.
[Ana] Contactei hoje (06/10/2010) a CP Carga e eles disseram que não fazem o tipo de serviço que solicitei. Alternativas: CP Passageiros - eventualmente com as biclas a virem de camião se necessário…
[Ana] Contactei hoje (07/10/2010) a CP Passageiros para saber condições de transporte especial (aquela cena de alugar uma carruagem para grupos e assim). Aguardo resposta.
[Ana] Contactei hoje de novo a CP, via contacto indicado pelo Sandro, bem como o Call Center que me encaminhou para 2 outras pessoas que “tratam disto”, mas que só estão acessíveis por e-mail… Vamos ver. De qualquer forma, a CP só trata Madrid-Lisboa.
Locais das actuações
Tudo o resto será condicionado pelos locais definidos para as actuações.
Selecção
- Precisamos de 3-4 locais para dia 16 + 1 local para uma eventual after party.
- Precisamos de 1 local central para a tarde de dia 17.
Critérios: os locais não devem distar mais de ~4 Km entre si, e deve dar para cobrir essa distância em meia hora a andar devagar.
Atenção: devemos investigar possíveis conflitos e oportunidades de sinergia com outros eventos previstos para os mesmos dias e locais.
Desenvolvimentos
BRAINSTORMING
Para 6ª-feira (Lisboa) e/ou After Party no Domingo:
Discotecas/bares?
- Barraca
- Ateneu
- Bacalhoeiro
- Berlim
- Teatro Nimas
- Copenhaga
- BS
- Europa
- Clube Ferroviário
- Opart
- Lux
- Musicbox
Para Sábado (Lisboa):
1ª opção:
- Jardim da Estrela
- Dia 16 das 9h-18h: Feira de Antiguidades
- Largo Luís de Camões
- Dia 16: Festa no Chiado
- Praça do Rossio
- Miradouro de S. Pedro de Alcântara
O Jardim da Estrela tem, além de um quiosque-café, um bar-café com música, muitas vezes ao vivo. Se associássemos o BMF ao bar poderia talvez ser uma maneira de contornar a questão das licenças de ruído e afins. Eles davam música e o bar oferecia (gratuitamente ou a preço de custo), o pequeno-almoço ao grupo. Vou [Ana] tentar falar com eles. Isto pode ser uma ideia também para o Miradouro de S. Pedro de Alcântara, não?
Outros:
- Jardim Boto Machado
- [rui: renovado, no recinto da Feira da Ladra - muito boa onda e com uma vista magnífica sobre o Tejo]
- Miradouro da Graça
- Miradouro de Santa Catarina/Adamastor
- Praça do Campo Pequeno
- Príncipe Real
Eliminados:
Jardim da Torre de Belém
- [rui: parece-me uma opção menos boa porque aquilo está, neste momento, um gigante lodaçal - desde a cimeira de chefes de estado do ano passado que aquele jardim ficou em muito mau estado]
Terreiro do Paçoum bocado inóspito e com pouca gente
- [rui: parece-me uma opção menos boa porque é muito exposto ao sol… nesta linha, acho que é capaz de ser mais interessante e ter mais projecção e audiência, por exemplo, no Rossio]
- [Ana: daqui a 2 semanas o sol/calor já não é uma questão tão importante, penso. A desvantagem do Rossio é que está muito mais exposta ao trânsito automóvel = barulho e poluição, mas realmente pode ser mais interessante por ser mais central.]
Jardim na zona norte do Parque das Naçõesfora de mão, pouca gente
- [rui: acho muito interessante, mas é relativamente fora de mão]
Jardim do Torelbom, mas ainda desconhecido, logo, pouca gente
- [rui: voto a 100% nesta opção]
Jardim da Calouste Gulbenkianprivado, fechado, pouca gente
- [rui: gosto muito, mas não é perto de muita coisa mais perto da zona ribeirinha]
Alguém conhece um café com boa vibe, espaçoso e bike friendly onde fazer o starting act no sábado de manhã?
[rui: não conheço nada em especial, para além das esplanadas de alguns miradouros, como o da Graça, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina/Adamastor, etc.]
Para Domingo (Almada):
- Parque da Paz
- Parque Urbano
Alojamento do grupo
- Precisamos de arranjar alojamento para cerca de 15 pessoas, e abrigo seguro para as suas bicicletas e equipamento (atenção, as bicicletas são mais longas e mais largas que o normal.
Critérios: idealmente o grupo ficaria alojado junto no mesmo local, se não for possível, deverá ser no mesmo bairro, e perto o suficiente do(s) local(is) do Festival. Atenção aos acessos para as bicicletas: escadas, corredores estreitos e curvas apertadas não vão funcionar. Água corrente e casas-de-banho são essenciais, acesso a lavandaria, área de cozinha e duches quentes seria ideal. O grupo vem equipado para acampar (num parque, num quintal de alguém, etc).
Desenvolvimentos
[Ana] Pensei na hipótese dos hostels, já há alguns em Lx, e combinam com o estilo do grupo. Resta saber se teriam onde guardar as biclas e o equipamento, e se estariam interessados em apoiar o BMF oferecendo as estadias (meio de Outubro já será low season para eles?)…
[rui] Pois, eu não tenho contactos privilegiados com malta de hostels e assim. Mas acho que é uma ideia viável, a explorar.
[Ana] Já indaguei junto da CML e do Lisboa Camping, acerca de possíveis parcerias. Aguardemos…
Bandas locais
- Precisamos de atrair 7 a 10 bandas locais para integrarem o Festival. Os seus sets deverão ser de entre 20 a 30 minutos.
Critérios: além da qualidade das mesmas, seria uma mais-valia se acedessem a deslocar-se para o Festival de bicicleta (o sistema PA será assegurado pelo BMF).
Desenvolvimentos
[Ana] Convidei hoje (12/09/2010) a banda Lousy Guru para o BMF. Aguardo feedback.
Bandas sugeridas até agora (06/10/2010):
VOTEM nas vossas 10 preferidas, sff:
Lousy Guru
Original Bandalheira
Macacos do Chinês - Ana (e se andam de bicla e já actuaram no BFF…)
Peste & sida
Quinteto 22222
oquestrada
melech mechaya - Ana
kumpania algazzarra
Corações de Atum
Stereo Parks - Ana
Monte Lunai
Atma
Viviane (ex-vocalista dos Entre Aspas)
Noiserv - Ana
Ritmos de Resistência
Homens da Luta
Alfa Arroba
Takinareia
[Ana] Penso que deveríamos avaliar se todas são adequadas ao BMF (equipamento, origem, estilo, etc), depois convidá-las, e só depois procurar mais, se necessário, para não fazermos overbooking!
Pedidos de apoios
Alojamento, alimentação, patrocínios para pagar às bandas, patrocínio ou apoio da CP para transporte Barcelona-Lisboa.
Desenvolvimentos
Contactos:
22/09/2010: CML
29/09/2010: CML (de novo), Gaia, Quercus, Associação Comercial de Lisboa, Agência Portuguesa do Ambiente, Lisboa Camping, Fundação EDP, CP
06/10/2010: Turismo de Lisboa
12/10/2010 - Hoje ligaram-me da CML, logo após receber o mail do Kipchoge a avisar do cancelamento. Aprendi que há um Departamento no Campo Grande onde se apresentam pedidos de apoio e que são precisos 3-4 meses para aquilo ser processado e também 3-4 meses para se conseguir marcar uma reunião na Câmara para apresentar estas coisas. E que para a Câmara agregar estas iniciativas é melhor, em termos de apoio (BFF, BMF e parece que agora há um “poesia em bicicleta”!). E que para apoios pecuniários, e não só, é preciso haver uma entidade - não pode ser um indivíduo, e que isenções e assim só quando a CML é co-organizadora, o que nos leva de novo às reuniões com a Câmara meses antes.
Divulgação
11/10/2010: Enviei este press release para vários contactos de media:
O 1º festival de música com sistema de som alimentado a pedal
Na sequência de mais uma Semana Europeia da Mobilidade e logo após o 2º Bicycle Film Festival de Lisboa, chega-nos o 1º Bicycle Music Festival, música em bicicleta.
Para Divulgação Imediata
11 de Outubro de 2010
Contactos para Imprensa
Ana Pereira
E-mail: anapereira@bicicultura.org
Telemóvel: 913475864
Bicycle Music Festival - The Pleasant Revolution Tour\\
Música a pedal por um estilo de vida mais sustentável.
Mais do que uma tournée em bicicleta ou um festival de música, isto é um novo movimento para uma cultura em evolução de mobilidade em bicicleta, energia renovável, e eventos de música/comunidade mais verdes. O BMF funde um sistema P/A de 1200 Watts alimentado a pedal, uso zero de carros e camiões, e um grupo ecléctico de músicos e voluntários de categoria mundial. Toda a experiência é totalmente alimentada a energia humana montando as bicicletas no palco, ligando-as a geradores, e pondo membros do público a pedalar para alimentar o sistema.
A tournée europeia termina em Portugal, no Porto (30 de Outubro), passando antes por Lisboa (16 de Outubro). O grupo assumiu a missão de aligeirar a perspectiva de um estilo de vida sustentável - de uma de sacrifício e restrições para uma de saúde abundante, felicidade e um mais profundo sentimento de ligação, de “conectividade”: daí, é a Revolução Prazenteira (ou ”Pleasant Revolution”).
É um evento com música ao vivo, ao ar livre, nos espaços públicos da cidade, e sem ligar nada à corrente, é tudo 'pedal powered'! Celebra e promove a qualidade e a animação do espaço público, nomeadamente parques, jardins e zonas pedonais, e a mobilidade em bicicleta, duas áreas vitais numa cidade saudável e próspera.
Os músicos vieram de barco para a Europa e têm andado pela estrada, em tourneé, de bicicleta, sem carros e camiões (apenas com recurso ocasional ao comboio). A partilhar a Revolução Prazenteira, a ideia de que uma mudança para um estilo de vida mais sustentável do ponto de vista ambiental e social não é um auto-sacrifício pessoal, um downgrade, mas sim uma oportunidade de usufruir de uma vida mais rica e realizada.
Um dos objectivos desta tourneé é treinar pessoas locais para construírem um sistema “a pedal” semelhante para se instituir um Festival de Música em Bicicleta local, o que enriquecerá a vida cultural de Lisboa e Porto, promovendo positivamente o uso da bicicleta como algo utilitário.
=FIM=
– Ana Pereira